Conseguir um negócio ambientalmente sustentável é um dos principais desafios dos criadores deste século. Não dá mais para esconder tantos problemas debaixo do tapete, venho falando isso há muitos posts e reforço mais uma vez agora ao explorar técnicas que de produção ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável: o upcycling e a reconstrução.
Muita gente fala de reciclagem na moda e engloba tudo dentro do termo upcycling, mas há uma diferença aí. Até recentemente eu também não sabia, mas na oficina do Inova Moda deste ano vimos que upcycling significa evitar/reduzir o desperdício aproveitando ao máximo a matéria-prima. Não apenas isso, é fundamental o trabalho de um designer para dar esse "up" na peça, pois ela tem que vir com um maior valor agregado, mais bonita, mais interessante. 
Já na técnica da reconstrução, uma nova peça é fabricada a partir de uma antiga, que já foi usada. Aqui iremos reconstruir em cima de uma coisa que já existe, transformando-a em outra. Nesta mesma oficina realizei um trabalho desse, peguei uma blusa que já não usava mais e ela se tornou uma saia e um acessório para o pescoço.
Muito pode ser desenvolvido a partir dessas duas técnicas. Utilizem-as dentro das suas produções (sejam elas pequenas ou grandes) e assim, pouco a pouco, vamos transformando o mundo!

Um Comentário

  1. Oi *-*
    É a primeira vez que visito o seu blog e adorei o conteúdo :D
    Beijinhos da Violeta :*

    www.violetaphs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir