Se você está pensando em cursar a faculdade de Design de Moda, esse é o post certo para ler antes de tomar a decisão final. Eu estou no último semestre e vim compartilhar o que vi durante todo esse tempo.

Antes de mais nada, vamos começar quebrando alguns mitos e respondendo algumas perguntas frequentes.

- Preciso saber desenhar para fazer moda?
Não. É claro que quem souber, já tem uma vantagem, porém até nos cursos mais rápidos como o meu, você tem pelo menos 3 disciplinas para aprender desenho. Veja elas mais abaixo na descrição que fiz da grade curricular.

- Vou ter emprego quando me formar?
A área de trabalho na moda é enorme. Essa imagem mostra algumas delas.
Não é um mercado fácil, rola muito aquele QI (quem indica). Entretanto, quando você é realmente bom no que faz, sempre terá uma empresa interessada nos seus serviços.

- Gosto de me vestir bem, será que a faculdade de moda é para mim?
Talvez. O interesse pela moda pode surgir do fato de você gostar de se vestir de uma maneira diferente, por exemplo, mas isso não é motivo suficiente para fazer o curso. Pense no seguinte: qual função você vai querer desempenhar após a faculdade? Tem gente que por gostar de se vestir bem, se interessa pela área de personal stylist. Mas lembre-se que para você ser um profissional é preciso bastante estudo, de coisas as vezes distante da realidade prática, como conceitos empreendedores e economia. Além disso, o fato "gostar de se vestir bem" pode esbarrar em "não gosto de costurar, não gosto de desenhar, não gosto de modelar" sendo que você precisa disso tudo para ser um profissional bom e minimamente completo. Então, estude bem a grade curricular e as áreas profissionais que você vai poder atuar após a faculdade, bote tudo na balança antes de tomar sua decisão.

Resolvido essas questões básicas, vamos ao que interessa: e aí, o que realmente vou estudar nesta faculdade? Eu faço o curso de graduação tecnológica, isso quer dizer que é uma graduação de nível superior, porém bem mais rápida e mais voltada para o mercado de trabalho. Ao contrário da graduação tradicional (bacharelado) que tem 4 anos de duração, na tecnológica temos apenas 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio. Vamos ver o que aprendi em cada semestre?

1º semestre
Ateliê de Costura Básico: será seu primeiro contato com as máquinas de costura e outros materiais necessários como agulha, linha, etc. Eu também vi um pouco de bordado nessa matéria. Foi aqui que fiz minha primeira saia reta (*.*) e outras peças básicas.
Antropologia Cultural na Moda: disciplina teórica que estuda o homem e sua relação cultural com a moda.
História da Arte e da Indumentária: você vai aprender sobre a indumentária e a história de todas as épocas, desde a pré-história até o momento atual. É uma disciplina incrível, onde você percebe como a moda é cíclica e como poucas coisas usadas atualmente são realmente "novas".
Oficina de Criatividade: aqui você vai ver como funciona o processo criativo.
Desenho Artístico e Figura Humana: foi o meu primeiro contato com desenho. Antes dessa disciplina eu não desenhava absolutamente nada, só corações rsrsrs. Você vai aprender noções de perspectiva, sombreamento, o passo-a-passo do rosto, etc.
Modelagem Básica: nessa disciplina você irá desenvolver os moldes básicos que são a saia reta, a blusa, a calça e as mangas.
Língua Portuguesa (online): aqui você vai rever coisas básicas do português que vão lhe ajudar a ter uma boa redação, como concordância, uso da acentuação, entre outros. Muita gente se questiona se é necessário essa disciplina e na minha opinião eu acho ela bastante válida, pois um profissional de moda precisa saber escrever bem para fazer um bom release e até mesmo posts nas redes sociais que são tão usadas no mundo da moda atualmente. Na minha faculdade esta foi uma disciplina EAD, ou seja, feita a distância pela internet.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional (online): você vai aprender a traçar um plano para sua vida profissional,

2º semestre
Ateliê de Costura Avançado: aqui será uma visão mais profundo do que você já viu sobre costura. Será desenvolvido peças mais elaboradas como camisas de alfaiataria.
Design de Superfície: disciplina dedicada ao estudo da interferência em superfícies, seja ela um tecido, um acessórios, etc. Muito sobre estamparia é comentado nestas aulas.
Fundamentos do Design de Moda (online): conceitos e teorias do design aplicados à moda.
História da Moda: bom, o nome fala por si né rsrsrs.
Materiais Têxteis: nesta disciplina você aprenderá sobre os tecidos, fios e fibras. Como são feitos, caimento, características, entre outros.
Desenho de Moda: a partir dessa matéria você começa a desenhar os famosos "croquis de moda" o desenho da boneca com a roupa. É ainda básico, mas já é um avanço para quem entrou sem desenhar nada.
Modelagem Avançada: depois de ver os moldes básicos agora você vai interpretá-los, ou seja, transformar em outras peças. Por exemplo: você aprendeu o molde do tronco (blusa) agora vai juntá-lo com uma manga e fazer uma camisa.
Tópicos em Libras, Surdez e Inclusão (online - optativa): essa disciplina é optativa, porém na Estácio você é obrigada a fazer pelo menos uma dessas e a única disponível era Libras. Basicamente aprendi os gestos da língua dos sinais.

3º semestre
Ilustração de Moda: agora que você já aprendeu a desenhar o corpo do croqui, você vai começar a ilustrá-lo com técnicas de pintura e estilização do seu traço.
Design Gráfico na Moda: esta disciplina traz noções de composição, diagramação, técnicas de impressão, e um pouco sobre estudo de logotipos, embalagens, etc.
Oficina de Criatividade e Moda: você já aprendeu sobre o processo criativo e aqui nessa disciplina você vai aplicá-lo à moda, na parte do planejamento de coleção.
Pesquisa de Moda: desenvolvimento de paineis de inspiração, técnicas de pesquisa, fontes de pesquisa de moda, etc.
Desenho Técnico em Moda: este desenho é totalmente sem estilização (ao contrário da Ilustração de Moda), ele é o desenho apenas da roupa com todos os detalhes técnicos para sua construção. É nessa disciplina que você aprende a fazer a ficha técnica, documento muito importante na confecção de uma roupa.
Identidade Visual: esta disciplina ensina como a moda participa na construção das identidades dos indivíduos hoje, ou seja, como o que você veste lhe "categoriza". Exemplo: estou usando saia curta e apertada, portanto sou "tal tipo" de pessoa.
Processos de Estamparia (Regional): essa matéria é obrigatória somente aqui em Fortaleza/CE, onde temos um forte polo de estamparia. É uma disciplina incrível onde você aprende na prática sobre o que é um rapport, estilos de estampa, técnicas de desenvolvimento, etc.

4º semestre
Desenhos e Novas Tecnologias: aqui você aprende a mexer, muito superficialmente, nos programas Photoshop, Illustrator.
Oficina de Confecção: vai conhecer como funciona uma empresa de confecção setor por setor, desde a criação até a expedição.
Planejamento de Coleção: vai planejar um coleção, ou seja, escolher o tema, as cores, desenhar os croquis, etc.
Moda e Identidade Brasileira: é uma matéria teórica onde você vai ver a identidade brasileira e sua repercussão na moda.
Marketing e Comunicação em Moda: basicamente você vai ver como desenvolver o marketing do seu produto, o ponto de venda, como fazer promoções, noções de preço, etc.
Técnicas de Fotografia em Moda: aqui eu aprendi noções de fotografia e poses, montagem de catálogo, fotos still, entre outros.
Seminários Integrados em Design de Moda: é tipo uma grande revisão de todas as disciplinas que você já viu até agora. É uma matéria que vai prepará-lo para o Enade, que é como se fossem um Enem das faculdades.

5º semestre
Desenvolvimento de Coleção: é considerada pelos alunos como um TCC, pois é o momento de colocar em prática tudo o que foi visto e desenvolver uma coleção. É super legal, no final tem um desfile com as peças que foram criadas e é uma emoção bem grande ver sua primeira coleção sendo desfilada ali para todo mundo ver. Se você não viu como foi o meu, eu fiz um post contando tudo, é só clicar aqui.
Gestão Empresarial da Moda: noções de administração aplicas à gestão de uma marca de moda.
Modelagem e Novas Tecnologias: esta disciplina irá lhe ensinar a mexer no programa Audaces, um software que desenvolve modelagens no computador.
Moulage: é a modelagem tridimensional, ela é feita em um manequim e não no papel como as outras duas disciplinas de modelagem.
Produção de Moda: é a produção de editoriais ou outros tipos de fotos para publicidade de moda.
Tópicos Especiais em Design de Moda: aqui você vai aprender mais sobre alguns assuntos específicos do design de moda, como as fashion weeks.
Sustentabilidade: esta disciplina vai passar o básico da sustentabilidade para que você possa aplicar esses conceitos na produção de produtos menos prejudiciais ao meio ambiente.

Tentei deixar aqui uma "geral" do que é cada disciplina, para que você possa ter uma noção do que vai estudar.

Antes de escolher a minha instituição de ensino, eu avaliei, principalmente, duas coisas: a grade curricular e o valor da mensalidade. Infelizmente, como optei por uma faculdade privada, o item preço tinha que estar presente nessa avaliação. Aqui em Fortaleza você tem cursos de moda que chegam a custar R$ 1.000,00. Portanto, na minha opinião, o melhor custo-benefício de Fortaleza/CE foi a Estácio Fic, onde a mensalidade custa em torno de R$ 550,00. Lá tive ótimos professores e um pouco de prática em participação de eventos e workshops. Vale a pena ressaltar que apesar de um bom ensino, a faculdade é muito desorganizada, para resolver burocracia é mil anos.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas de quem está interessado em cursar moda. Se você tiver mais alguma pode deixar nos comentários que eu respondo ;)


Um Comentário