Como alguns de vocês já sabem, sou estudante do 5º semestre do curso de Design de Moda na faculdade Estácio FIC aqui em Fortaleza/CE. Sempre gostei de escrever, por isso fiz esse blog, mas recentemente estava pensando em quais outras áreas da moda poderia me dedicar com a escrita e foi quando pensei em publicar um artigo científico.

Os periódicos científicos surgiram na Europa no século XVII, ainda que o formato moderno tenha sido desenvolvido apenas no século XIX. As revistas científicas têm como objetivo proporcionar aos interessados uma fonte de conhecimento de qualidade, ou seja, são textos publicados por pessoas que realmente entendem e estudam o assunto. Através dessas publicações o conhecimento pode ser espalhado e ultrapassar fronteiras, fazendo assim com que se desenvolva mais rapidamente. Suas funções principais seriam a de disseminação, registro, memória e atribuição de prestígio às instituições que as publicam (Valerio, 2007).

Hoje no Brasil temos apenas três revistas que se dedicam especificamente ao tema da moda, são elas as revistas Moda Palavra: e-periódico; a Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte e a Dobras.

dObra[s]
Categorias mais pesquisadas: história da Moda, Moda e Sociedade e Semiótica na Moda.

Instituições de Ensino com mais publicações: PUC‐SP e UFRJ

Quem pode publicar: a revista dObra[s], revista da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) aceita artigos, entrevistas e resenhas originais de pesquisadores autônomos ou vinculados a instituições públicas ou privadas. São bem-vindos artigos que tratem de moda, figurino, design, corpo, comunicação, artes e humanidades.

Link explicando como submeter textos para a próxima edição: http://www.coloquiomoda.com.br/revista-dobras.php

ModaPalavra
Categorias mais pesquisadas: história da Moda, Ensino de Moda e Moda e Sociedade.

Instituições de Ensino com mais publicações: UDESC e UFSC.

Quem pode publicar: a ModaPalavra recebe textos referentes a trabalhos desenvolvidos por professores, profissionais e acadêmicos identificados com a temática central do periódico – a moda em seus desdobramentos sociais, históricos, tecnológicos, educacionais, econômicos e de design.

Link explicando como submeter textos para a próxima edição: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/about/submissions#onlineSubmissions

Iara
Categorias mais pesquisadas: moda e Sociedade, Moda e Cultura e Moda e arte.

Instituições de Ensino com mais publicações: SENAC‐SP e UFC.

Quem pode publicar: não vi em nenhuma fonte a especificação do grau de conhecimento necessário para submissão de textos nesta revista.

Link explicando como submeter textos para a próxima edição:
http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/index.php/submissao/

Além das revistas especializadas, você também pode procurar publicar um artigo científico em anais de eventos relacionados ao tema moda, como exemplo temos o Colóquio de Moda. Porém no caso desse evento a pessoa tem que ser associada a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). Clique aqui para saber as regras de submissão de textos.
A área de moda é relativamente nova no Brasil e por isso ainda não tem uma forte comunidade científica. Precisamos unir forças para desenvolver estudos focados neste tema e assim beneficiar à todos os membros dessa cadeia produtiva.

Referências
http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/11-Coloquio-de-Moda_2015/ARTIGOS-DE-GT/GT07-MODA-E-MIDIA/GT-7-REVISTAS-CIENTIFICAS-DE-MODA-E-MODA-NA-REDE.pdf

http://pdf.blucher.com.br/designproceedings/11ped/00263.pdf


2 Comentários

  1. Adorei o post obrigado por compartilhar😉

    ResponderExcluir
  2. Que legal. Tenho o artigo científico sobre youtube/moda/beleza, será que eles aceitam? Seria sensacional!
    Adorei o post, bem útil!

    ResponderExcluir