A história das pin-ups tem suas raízes no final do século 19, época em que o burlesque estava em alta. Para se promover, as dançarinas utilizavam cartões com fotos. As mais atraentes tinham estas gravuras pregadas em diversos camarins pelos teatros, atraindo tanto a admiração das mulheres como o desejo dos homens.
Patti Waggin retocando a maquiagem
1913-1924: Dentro do camarim no Moulin Rouge
O nome Pin-up vem do inglês e significa “pendurado”. Essas garotas ficaram conhecidas por esse nome, pois ilustravam pôsteres e calendários que ficavam pendurados. A arte destes pôsteres traziam desenhos de mulheres com silhuetas idealizadas pela imaginação masculina da época (década de 20). Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de erotismo. Muitas pin-ups eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus pôsteres tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi na década de 40, contudo, que as pin-up girls (ou “garotas penduradas”) viveram o auge do sucesso. Numa época em que mostrar as pernas era atitude subversiva e ser fotografada nua era atentado ao pudor, lápis e tinta davam forma a essas mulheres, carinhosamente chamadas de “armas secretas” pelos soldados americanos – na Segunda Guerra Mundial. O apelido foi conquistado pelo fato delas servirem de alívio para os pracinhas que arriscavam a vida nos campos de batalha. Também foram produzidas ilustrações de mulheres em uniforme de guerra e posando ao lado de máquinas, na intenção de inspirar os soldados.
Através da história das pin-ups podemos perceber um pouco da forte cultura conservadora dos Estados Unidos nesta época, onde qualquer excesso era proibido. Em sua essência, uma pin-up é simplesmente uma mulher atraente, com formas desejáveis, colocada em um contexto ou cena que demonstre sua sensualidade meio que "sem querer". Elas são sexy e ao mesmo tempo "inocentes". Muitas eram desenhadas a partir da imaginação de seus autores e não representavam ninguém em particular. 

Os cinco desenhos abaixo são do meu ilustrador preferido de pin-up: Gil Elvgren. Quando vi esses desenhos pensei que fossem fotos, mas não minha gente, foi tudo na mão mesmo!!!
A história das pin-ups também tem a ver com o American Way of Life, que nada mais é do que o estilo de vida americano! Nesse período, onde o consumismo estava em alta, com carros, eletrodomésticos, alimentos industrializados, roupas, sapatos, cigarros, etc, as pin-ups com sua grande influencia do poder feminino usavam de toda sua sensualidade para chamar os consumidores e conseguir o objetivo de vender o que estava no cartaz! Elas eram objeto de desejo, então nada mais esperto do que colocar um objeto de desejo, fazendo propaganda de um outro objeto para estimular o nos americanos o grande consumismo.
Os anos de 1960 e 1970 trouxeram as fotografias para os calendário. Aos poucos, as ilustrações de pin-ups foram substituídas por fotos (primeiramente de pin-ups também). No final da década de 1970 as pin-ups, mesmo em fotografias, foram desaparecendo do mercado.

Referências
http://www.pucsp.br/polithicult/downloads/Artigo_Pin_Ups_The_American_Way_of_Art.pdf
 http://www.mahogany.com.br/blog/a-incrivel-historia-das-pin-ups/
 http://www.embaixadorstb.com.br/diario-da-patricia/cultura-norte-americana-e-diferencas-culturais-eua-brasil/
 http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/05/pin-ups_28.html

10 Comentários

  1. Pinups e seus batons vermelhos ♥ Como não amar?
    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
  2. Adorava essas imagens pin up, bem bacana, pena que desapareceram né?
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas meninas que seguem essa tendência ainda nos dias de hoje, mas é um grupo bem restrito, principalmente aqui no Brasil :/

      Excluir
  3. AAAMEI o seu post! Sempre adorei gravuras de pin ups, tanto que meus banners do blog sempre utilizo-as e foi muito interessante saber um pouco da história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sempre gostei delas e nunca tinha visto a história, até que surgiu um trabalho na faculdade que resultou nessa pesquisa :)

      Excluir
  4. Eu não sabia que a maioria desses dessas imagens eram pintadas o.O são tão perfeitas *-*
    Adoreeei o post, sério, são tantas informações haha
    Marquei você numa tag, se quiser responder clique
    Ganurb

    ResponderExcluir
  5. oi querida,
    muito legal o post. Sempre achei lindas as ilustrações de pin ups, mas não sabia nada da história :)
    boa semana ^^

    Red Behavior

    ResponderExcluir