Ao se declarar fitness, uma pessoa desperta vários atributos na imaginação de quem a cerca. Estereótipos de marombeiro, vegetariano e até maluco podem passar pela cabeça de quem tem contato com essas pessoas. Mas para entender um pouco mais sobre o que é ser fitness, vamos começar entendendo mais sobre o que significa literalmente a palavra fitness.
A palavra “fit” isolada significa “boa forma” em uma tradução livre para o português. O sufixo “ness” denota estado ou condição, ou seja, fitness é aquela pessoa que se encontra (ou busca) uma boa forma. Isso seria um resumo do significado desta palavra, que com a evolução do meio profissional e mercadológico, adquiriu um conceito bem mais amplo.
A origem desse boom de interesse em cuidados com o corpo teve início no final dos anos 70 e começo de 80. Depois das revoluções comportamentais dos anos 60 (feminismo e outros movimentos civis), da descoberta e popularização das drogas e dos excessos dos anos 70, as pessoas passaram a querer cuidar mais da saúde e do corpo.

Nesta época, além de dinheiro e sucesso profissional, era preciso você estar “em forma” para conseguir status elevado. Para ostentar luxo e poder as pessoas faziam de tudo e foi aí que começaram a surgir academias por todo lado.
Com a acirrada competitividade entre homens e mulheres por direitos iguais, a academia deixou de ser um lugar exclusivo dos homens. As mulheres, através da ginástica aeróbica, também entraram neste movimento. 

Essa nova tendência ganhou espaço na TV, no cinema, nas revistas e música.

Fazer exercícios em casa através da Tv virou uma febre. Jane Fonda foi uma das pioneiras!
Todas as tendências atuais estão tendo inspirações nos anos 70 e 80. Muitas coleções para o Inverno de 2016 se inspiraram nessas décadas passadas. Como sabemos, a passarela é um reflexo da vida cotidiana, isso nos mostra que também fora dela as pessoas estão vivendo uma volta ao passado. A identidade fitness é uma prova disso. Atualmente ela está mais forte do que nunca. E os motivos para isso são muitos semelhantes ao dos anos 70: para ter sucesso e ser bem-sucedido não basta apenas ser rico ou ter feito coisas importantes, tem que ter um corpo perfeito, dentro dos padrões que a mídia estabelece como ideal.

REFERÊNCIAS 
- O que é Fitness? http://www.significados.com.br/fitness/
- O que é Fitness – Faça parte desta geração. http://www.geracaofitness.com.br/o_que_e_fitness.php
- Fitness ou Wellness: O que o seu cliente busca em sua Academia? http://www.educacaofisica.com.br/noticias/fitness-ou-wellness-o-que-o-seu-cliente-busca-em-sua-academia/
- Música Sarada. http://porcoselefantesedoninhas.blogspot.com.br/2014/12/musica-sarada.html


2 Comentários

  1. Cara, adoro seus posts moça haha
    Acho que o único lugar onde acho a "moda" tão interessante, li o post inteirinho e fiquei querendo mais *-*
    Um dia desses vi na TV um tema que eu acho que ficaria ótimo para comentar no seu blog, eu até comentaria no meu mas não é o meu nicho, são as linhas da moda, sabe do que estou falando!? O homem da TV disse que são as linhas em que a moda gira, não importa o quanto mude, é sempre através dessas linhas, acharia interessante se você postasse, isso é, se você quiser né..
    Até mais..
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitaaa me deixou emocionada agora! *.*

      Obrigada pela sugestão, acho que ele estava falando das silhuetas da moda. Vou pesquisar para trazer aqui pro blog!!

      Beijão :***

      Excluir