Esse post é mais um lembrete para mim para você que vive em um estado onde a única estação do ano é o verão, o que torna tudo mais confusa na hora de entender o calendário de moda que é regido pelas quatro estações meteorológicas do ano.


Para os países abençoados que possuem todas essas estações, fica mais fácil entender porque a moda muda a cada três meses. Uma das funções básicas da roupa é a proteção do corpo, ou seja, no inverno vamos precisar de um casaco, mas na primavera isso já pode mudar. A moda acompanha isso e através de vários estudos e pesquisa faz o lançamento de suas coleções na hora dessa mudança climática.

Além disso, já foi constatado que mesmo sem mudar o clima as pessoas compram novas roupas em média a cada 3 meses. Por isso o calendário das estações meteorológicas ficou universal para regir o mundo da moda. É através dele que definimos a data dos desfiles de apresentação de coleção, os compradores se organizam para efetuar a compra, etc.



Como as estações outono/inverno e primavera/verão são parecidas o calendário juntou as duas para apresentação de uma única coleção, por isso a gente vê nas lojas a divulgação da nova coleção outono/inverno e não a coleção de inverno e a do outono.

E então o calendário fica da seguinte forma:


Vamos ver como fica isso na prática?

Tudo isso ocorre com geralmente 6 meses de antecedência para que seja possível a produção e distribuição desses produtos. Sendo assim no 1º semestre de 2015, por exemplo, é apresentada a coleção Primavera/Verão 2016.

Lembrando que esse calendário é para o hemisfério norte, aqui para sul a coisa se inverte, já que as estações são trocadas:

Hemisfério Norte

Primavera: 1 março até 31 maio
Verão: 1 junho até 31 agosto
Outono: 1 setembro até 30 novembro
Inverno: 1 dezembro até 28 fevereiro

Hemisfério Sul

Primavera: 1 setembro até 30 novembro
Verão: 1 dezembro até 28 fevereiro
Outono: 1 março até 31 maio
Inverno: 1 junho até 31 agosto

É por isso que temos a sensação de que tudo aqui é "copiado" lá de fora. Como existe uma divulgação maior das semanas de moda dos países lá de cima, as tendências são geralmente lançadas por eles.



É claro que essas datas estão sujeitas a mudança, além disso inventam mil e uma outras coleções como resort, pré-verão, etc, porém essa é a base de tudo.

Essas informações são interessantes não só para quem trabalha com moda, mas para quem gosta de investir o seu dinheiro em boas peças. Com ele você pode acompanhar as épocas de promoções e os lançamentos de tendências, checando o que está dentro e fora do seu estilo e comprando apenas o que realmente vai usar.

Quem quiser ficar por dentro das datas exatas é só entrar no site Fashion Week Online eles também tem um app para celular que é ótimo para saber das datas de todas as semanas de moda do mundo!

Esse post me ajudou muito, espero ajudar vocês também ;)

7 Comentários

  1. Amei esse post, perfeito pra ficar antenada na moda, adorei beijinhos.

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber como funciona a sequencia da moda.
    bjkas linda e amei conhecer seu cantinho.
    http://garotafucada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive a sensação de cópia, mas sim de o mundo meio que falar a mesma língua em relação à tendências
    Tem post novo lá no blog e te convido pra visitar o canal, beijos.
    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCE3spIcPq-x-gdjwS8KUfgw
    Blog: http://www.fasesdegarota.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que excelente publicação! Amei.. as informações, as ilustrações, tudo <3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive essa sensação de cópia das tendências por aqui. Mas foi só depois que prestei atenção nas estações que percebi porque acontece isso. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Ameeeei o post, super beijo <3

    http://blogbaudefeminices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Dá mesmo um nó na cabeça tentar visualizar isso de forma organizada e planejar os trabalhos seguindo a lógica do calendário da moda! Muito obrigada pelo post! ;)

    ResponderExcluir