A vida de estudante segue firme e forte e hoje venho mostrar para vocês um trabalho recente que fiz na disciplina de Desenho e Novas Tecnologias.

É justo falar que quero mais é pedir ajuda e indicação à vocês, pois acho que não tirei uma nota muito boa no trabalho, não sei vou saber hoje na entrega rsrs. O lance era o seguinte: eu tinha que desenhar um croqui a mão e colorir usando o programa Photoshop CS6.

Aqui estão os croquis (na verdade não são meus eu apenas copiei do meu professor para agilizar o negócio rsrs).




Para colorir eu usei o seguinte passo-a-passo:

 1- Criar arquivo novo, tamanho A4, 300 dpi, cor rgb.

2 - Inseri o arquivo do croqui desenhado. É só ir em arquivo e inserir.

3 - Clica com o botão direito em cima da camada do croqui inserido e vai em rasterizar camada para permitir intervenções nesta camada.

4 - Agora vamos pintar a camada de plano de fundo de uma cor, para quando for apagar o branco da folha do croqui, o desenho do contorno consiga aparecer e assim você consegue ver melhor o que está apagando. Usei o balde de tinta. Antes para pintar tem que desbloquear a camada de plano de fundo, é só clicar duas vezes nesta camada, vai aparecer uma caixinha e você clica em ok.

5 - Agora vamos apagar o branco do papel do croqui. Clique na camada desenho, vai na janela canais, no rodapé desta janela clica em carregar canais como seleção isso vai deixar todo o branco da imagem selecionado, volta pra janela de camadas, seleciona a borracha e sai apagando tudo, depois aperta ctrl+d para desfazer a seleção. Você também pode simplesmente aperta o botão Delete e apagar tudo de uma vez também.

6 - Agora vamos deixar o desenho do croqui mais preto caso o seu precise. Vamos trabalhar com a camada desenho, para isso tranca lá em cima na opção bloquear (um quadrado quadriculado) pixels transparentes. Seleciona a ferramenta pincel (tamanho 500, dureza 100, modo normal, opacidade 10, fluxo 100, cor preta), e pinta por cima do croqui. Pronto. Caso o seu não dê certo, foi porque a foto não foi bem escaneada. Neste caso antes de começar todo o processo (antes mesmo do passo 1 deste tutorial) você vai editar a imagem, você pode exagerar o branco no imagem, é só ir em Imagem > ajustes > níveis ou pode também usar a ferramenta Imagem > ajustes > limiar, esta última deixa automaticamente preto no branco (particularmente eu acho a melhor nesse caso).


Botão que bloqueia os pixels transparentes.

7 - Agora vamos pintar a pele. Cria uma camada e nomeia de pele. Seleciona a cor de pele através do conta gotas (é só abrir uma imagem de uma pessoa em outra aba e clicar na pele dessa foto com o conta gotas, quando você voltar para a aba do trabalho do croqui a cor vai estar lá). Seleciona o pincel e pinta a pele do croqui. Não precisa ser muito cuidadoso, pois depois você pode ir ajeitando com a ferramenta borracha.

8 - Agora pinta as roupas, cada peça é bom criar uma camada. O processo é o mesmo da pele. 

9 - Para fazer o efeito de claro e escuro e dar mais profundidade a imagem, eu usei a ferramenta sub e superexposição.


E o resultado ficou assim:



Acho que deu para perceber que não trabalhei muito a profundidade nas peças de roupas, nem mesmo na pele acho que ficou bom. Como falei no tutorial, usei as ferramentas sub e super exposição para isso, mas não gostei. Por favor, se alguém souber uma dica melhor me diz aqui nos comentários ou no nosso grupo lá do facebook ok?

Para entender este meu tutorial você precisa ter uma base no photoshop já, caso você tenha ficado com alguma dúvida pode me mandar através das redes sociais aqui do blog ou do e-mail contato@duasvezesm.com





4 Comentários

  1. que lindooos, se eu soubesse desenhar :( http://iimagineunicorns.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom, pra mim Natasha ficaram bem bonitos.

    Mas eu não sei mexer no photoshop, queria muito aprender.

    Espero que tire uma boa nota. Depois conta qual foi a nota.

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. CARA, fica mt bem feito!!
    AMEI


    http://www.1001julietas.com/

    ResponderExcluir
  4. Que massa, da um pouquinho de trabalho porém o resultado fica lindo.
    Já quero hehe

    www.viniseoutrascoisas.com

    ResponderExcluir