Para começar esse post devo dizer logo que TUDO o que sei de arte é por causa da minha faculdade de Design de Moda e algumas disciplinas que tive na faculdade de Publicidade e Propaganda (a qual eu não fiz até o fim), portanto não sou de maneira nenhuma "expert" no assunto e minhas impressões são de uma pessoa normal.

Ontem, dia 15 de abril, fui conferir a exposição da Beatriz Milhazes - Coleção Motivos no Espaço Cultural Unifor aqui em Fortaleza. Eu sempre tive vontade de visitar lugares como esse, porém nunca tinha tempo e também ninguém nunca queria ir comigo (me sinto a Lisa Simpson ¬¬). Enfim, ontem tinha tempo e eu não me importo de sair sozinha, então deu certo e eu estou simplesmente maravilhada.



Antes de ir não conhecia a artista, apenas tinha lido algumas coisas sobre ela na internet, mas tudo superficialmente. Também não precisou que eu soubesse, assim que você chega tem uma sala enorme com toda a história da vida artística da Beatriz, é tudo muito interessante! Ela é formada em Comunicação Social, mas acho que não exerceu a profissão. No lugar, ela foi professora de uma escola de artes em São Paulo. Se você se interessou e quer saber mais, aconselho uma visita no site Escritório de Arte. As obras de Milhazes já estiveram expotas em vários lugares do mundo, como Nova York, Madri e Paris.




Como eu nunca tinha ido ao Espaço Cultural Unifor, eu não sabia como funcionava. Quando cheguei e vi essa sala enorme sem os quadros, apenas com a história e figuras pequenas impressas e coladas na parede, confesso que fiquei frustada, pensando: poxa queria ver tudo de "verdade". (que burra dá zero pra ela rsrsrs)

É óbvio que os quadros estavam lá, só que no andar de cima, foi só eu sair da sala que eu estava para ver a outra entrada. A obra da Beatriz é muito linda, na minha opinião. Eu gostei de tudo que eu vi, primeiro porque eu adoro cores e ela usa muitas delas!!! Segundo porque eu adoro círculos e formas geométricas e ela também usa muito isso!!! Terceiro porque eu adoro rendas e bordados e adivinha qual é uma das inspirações dela? As igrejas barrocas da América Latina. Portanto não tinha como eu não ficar encantada com tudo o que vi. Ao ficar olhando os quadros eu tinha a sensação que tinha caído dentro de um balde com um arco-íris dentro, (#mejulguem rsrsrsrs).





Detalhe: colagem feitos com embalagens de bombons


Infelizmente não consegui entender muito bem a técnica que ela desenvolveu, mas é tipo assim: ela faz o desenho do motivo (exemplo: uma flor, uma fruta, etc) em um plástico e depois transfere para o quadro. Essa parte do transferir foi que eu não entendi como ela faz, mas enfim, é como se ela fosse um software humano de corel draw, ela vai montando na tela usando várias camadas e organizando os motivos. Na foto abaixo vocês podem ver esses plásticos.




Olha ali o motivo do caju que apareceu na tela com
 as colagens de embalagem de bombom :)


Também achei muito legal uma sala que mostrava os bastidores da montagem daquilo tudo. Lá tinha as caixas gigantes onde vinham os quadros, deu para imaginar como deve ser trabalhoso para a equipe que organiza. Ai você para e pensa: "Poxa, eu to aqui há quase duas horas e não tem ninguém!!!". As vezes as pessoas reclamam que a nossa capital é desfavorecida de artes e cultura, porém quando tem uma oportunidade incrível como essa quase não tem gente para conferir. Meu alento está no pensamento de que eu fui no meio da semana, espero que aos sábados e domingos essas belas obras recebam um pouco mais da nossa audiência cearense!

Quem quiser conferir a visitação ao Espaço Cultural Unifor é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 10h às 18h; domingos, das 12h às 18h. O telefone para mais informações é 3477-3319.


6 Comentários

  1. Também sempre quis ir em uma exposição assim, que desenhos lindíssimos! Bem criativos e originais, adorei o trabalho dela!

    Beijos lindona, http://www.maniasdebeaute.com/

    ResponderExcluir
  2. Uma arte mais lindas que a outra! *--*
    Adorei a exposição!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. Que exposição linda!! Pena que não é por aqui =/

    ResponderExcluir
  4. Que legal, super lindo o trabalho dessa artista! Nada daquelas exposições monótonas, achei show. Beijos!

    Francesinha à Brasileira

    ResponderExcluir
  5. eles adoram fazer isso com a gente, ja fui em algumas exposiçoes e pensei: so isso?
    Mais a frente toda a beleza para ser contemplada!

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. quanta perfeição! queria saber fazer algo assim. Amo ir em exposições e acho lindo tudo que é exposto todas são sempre muito criativas. ♥

    ResponderExcluir