Há quem fique p*** da vida quando um professor passa inúmeros trabalhos na faculdade. Certo, não vou mentir que dá uma pontinha de preguiça rsrs, porém temos que sacudir ela para bem longe, pois o trabalho de faculdade é a teoria em prática e isso vai ser muito importante no futuro, quando você for tentar conseguir um emprego!

Isso mesmo, é no dia-a-dia através de uma tarefa e outra que montamos nossa rede de relacionamento com os amigos de sala, aprendemos a botar a mão na massa e no final de tudo colhemos um fruto precioso: um portfólio!

Esta é uma ferramenta muito importante, pois é a sua apresentação para o mundo profissional. Nele consta seus melhores trabalhos. É através do portfólio que conseguimos ser avaliados mesmo sem ter a comprovação de experiência na carteira de trabalho. E este é o meu caso, por isso decidi começar a montar o meu!



E quais são as melhores dicas para quem quer montar um portfólio?

- Não divulgue todos os seus trabalhos (aqueles que você tirou nota 6, por exemplo, não precisam aparecer), apresente somente os melhores e sempre deixe o mais brilhante para o final! É preciso causar uma boa impressão no começo, mas ela tem que se manter aumentando até o final do seu portfólio.

- Lembre que o foco do portfólio é o seu conteúdo e não a moldura, no caso online o layout. Por isso não extravase, as vezes uma tela limpa apresenta bem melhor o seu conteúdo do que uma cheia de detalhes.

- Sempre deixei seus contatos atualizados, não adianta despertar o interesse da empresa se ela não consegue chamar você para uma entrevista.

Quais as plataformas online disponíveis para isso?


Eu escolhi o Behance, pois acho ele mais voltado para o meu foco que é moda! Além disso ele não tem limite de conteúdo, posso postar o quanto eu quiser. Também consigo embedar vídeos e PDF's, ou seja, consigo reunir outros trabalho e não apenas fotos e desenhos.

Se você quiser se aprofundar e conhecer outras plataformas, eu indico esses dois posts abaixo. Foi através deles que consegui definir o melhor para mim:

http://logobr.org/ferramentas/portfolios-sites/

http://fabiolobo.com.br/onde-criar-um-portfolio-online.html

Antes de definir qual é a plataforma mais indicada para você, teste! Vá mexendo em uma, em outra, vendo os outros trabalhos que lá estão disponíveis, assim aos poucos você vai selecionando o mais interessante para você.

Também vale lembrar que você pode ter seu conteúdo publicado em mais de um lugar. Isso é bom, pois vários links indicarão você, ou seja, é mais fácil das empresas acharem seu trabalho.

Espero poder ver o trabalho de vocês por aí também viu galerinha!

Ah, já ia esquecendo de vender meu peixe rsrsrs quem quiser ver meu é só acessar: https://www.behance.net/natashapaiva




12 Comentários

  1. Ahhh tahh, achei que não ia colocar seu link hehehe, guardou o melhor pro final.
    Adorei o post.
    Nossa, super curti as fotos. Muito show! Parabéns.

    Beijokas,
    Carol Rivera

    Tem post novo de look lá no blog, se puder dar uma passada:
    3º look de Carnaval: Minnie Mouse

    ResponderExcluir
  2. Que legal suas dicas, só conhecia o Flickr para criar portifólio.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o Flickr também dizem que é bom, mas eu não testei ainda, acho ele mais direcionado para fotógrafos!

      Beijos :**

      Excluir
  3. Olá gostei muito do post, fiquei mesmo curiosa para ver o seu aí tava no final rsrsr
    ** beijos
    se puder dar uma passada no meu blog:
    http://beestyle-original.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabéns por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog cristão que fala de diversos assuntos.
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada :)
      Também sou cristã! Vou dá uma passadinha lá sim com certeza!!!

      Excluir
  5. Oie, lindona!
    Onde posso saber mais sobre vc?
    Não achei nada rs.
    Ah, a bioesense é ótima, e tem vários produtos relacionados a estética e beleza, vc tem que conhecer, beijos!
    www.blogdajessica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!!! Lá na barra em baixo da imagem título do blog tem um botão "Sobre o 2vm" lá tem um pouquinho sobre mim *.* Qualquer coisa pode me perguntar por e-mail também, é contato@duasvezesm.com

      Beijos ;**

      Excluir
  6. mundo pequeno é esse? Vasculhei teu blog e o que eu descubro? Tu estudou comigo na cadeira de produção de moda na Fic né? hahahahahaa adorei <3
    www.aceitaumcafe.com

    ResponderExcluir