O programa Photoshop até o ano passado era um dilema na minha vida. Acontece que já fiz 2 cursos e nunca aprendi o bastante que me fizesse conseguir libertar a minha criatividade e criar coisas que queria. O primeiro curso que eu fiz na S.O.S computadores (em Fortaleza/CE), porém não gostei muito, isso já faz mais de 5 anos e na época o curso era bastante básico. O segundo não foi bem um curso, foi uma disciplina da minha faculdade de Publicidade, daí consegui me aprofundar um pouco mais, porém a disciplina é muito rápida e não deu para ver tudo que eu gostaria.

Esse ano decidi correr atrás e finalmente aprender de uma vez por todas, rsrsrsr. Foi quando decidi comprar o livro Adobe Photohsop CS6 do Marcos Serafim de Andrade na livraria Cultura. Ele custou mais ou menos uns R$ 80 e isso não é tão caro quando comparamos ao valor de um curso em uma instituição de ensino.



O livro é ótimo e bem grosso, mas não se assustem, pois metade das folhas são imagens do passo a passo dos exercícios. Com toda essa ilustração consegui entender o conteúdo direitinho, sem precisar de um professor do lado.

Mas aí vocês podem se perguntar: por que você comprou o livro quando tem vários tutoriais na internet? Gente, eu comprei o livro pela a organização e direção que ele dá. Tem um professor por trás daquele livro, que passou um tempo organizando da melhor forma que eu pudesse entender, não é apenas um tutorial jogado na internet ensinando apenas mais um efeito. O livro te orienta por onde começar, o que você precisa ver primeiro antes de passar para uma coisa mais difícil e etc. Sei que na Internet tem bastante tutorial sobre Photoshop e eu uso eles também, mas para aperfeiçoar o que eu aprendi no livro.




Outra coisa muito importante não só para aprender Photoshop, mas para tudo que você for estudar sozinha é: disciplina. No começo tracei uma meta e estipulei que gostaria de terminar até dezembro, a partir dai vi que teria que estudar de segunda a sexta pelo menos meia hora por dia e assim construí meu "ano letivo" de Photoshop rsrsrs.

E não se esqueçam de exercitar sempre que poderem, senão tudo vai ser esquecido. Não é como andar de bicicleta tá? É mais parecido com o inglês, se a gente não treinar regularmente vai esquecer de tudo.

Beijijnhos ;**

17 Comentários

  1. Boa dica! Eu não sei usar o Photoshop, confesso, mas meu namorado é designer gráfico, então é só eu chorar pra ele que ele faz pra mim, apesar dele ta querendo me ensinar ^^
    mas fiquei curiosa sobre esse livro. Parece realmente bom! E 80 reais não é muito caro! Pelo menos eu não me importo de gastar dinheiro com livro, é cultura e aprendizado.

    Beijos Flor

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas !
    Sempre tive dificuldade em mexer com esse programinha aí :P
    Beijão
    Seguindo o blog ;)
    M!sto de Glamour
    Fan Page
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito aprender sobre esse programa acho que ele é ótimo,porém não sei usar.Meu computador também esta com n problemas e não consigo baixar.Vou tentar baixar quando formatar meu computador.
    Beijos

    brilhoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu consegui baixar uma versão que dá para carregar até dentro do pen drive, foi no Blog do Birungueta, procura no Google e você acha o site dele ;)

      Excluir
  4. Que legal! É sempre bom aprender. Tô seguindo, flor. Passa lá no blog. Bjkas, Pri.

    www.simplesestilos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Meu pai aprendeu e mexer na marra rs' ele hoje em dia sabe bastante coisa, mas eu prefiro estudar com livro assim tb!
    Excelente terça!
    Beijinhos ;*

    Blog: bycarolinaa.com
    Fan Page: facebook.com/meudiarioescondido
    Instagram: @bycarolinaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invejo pessoa autodidatas, pena que n sou :(

      Excluir
  6. ótima dica! Não sabia que existiam livros assim! Será que existe pra java e html? Seria um sonho! Nunca pensei nisso antes, obrigada pela dica *---*

    http://eticeteracoisaetal.blogspot.com.br/
    http://instagram.com/brunahelayne
    http://youtube.com/brunaahelayne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim existe! Sempre que vou em uma livraria frequento muito a parte de Informática, pois meu marido trabalha com isso e já vi vários sobre esse seu assunto, dá uma procurada e investe no seu sonho!!!

      Excluir
  7. Muito bom, eu sei mexer em muita coisa e nunca fiz curso, mas pretendo fazer alguns alguns pra me especializar mais ainda *_*
    Bjos

    www.papogarota.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Primeira vez que passo por aqui!

    Eu fiz publicidade e tive um semestre de photoshop, mas realmente.. nao serve pra nada! Eh muito rápido e não da tmepo de ver nem metade das ferramentas.. eu fui aprendendo fuçando no programa, pegando dicas com pessoas que sabiam.. com vídeos.. mas essa dica do livro é muito boa! E 80,00 é bem barato mesmo perto do valor dos cursos...

    Estou seguindo para acompanhar os posts!

    Um super beijo!

    Blog Yarinha Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, pensei que fosse só eu que sentisse isso na disciplina de Photoshop na facul rsrsrsrs.

      Excluir
  9. a uns tempos atrás sabia usar o programa, agora não sei nada! tô um caso sério! rsr
    Adorei o post!
    Bijoka
    www.confienounicornio.blogspot.com <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praticar é tudo né? A falta de tempo que mata rsrsrs.

      Excluir
  10. Não uso o PhotoShop, pq eu não baixei e tal. Isso porque eu não consigo baixar e instalar!!! Porém, essa é das melhores formas (pelo o que dizem) para editar fotos. Este livro deve ajudar muito

    jessica do donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura no Google por "blogdobirungueta" nesse blog tem o link certinho pro download ;)

      Excluir